segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Astrologia



Todo mundo que me conhece sabe que sou totalmente averso à Astrologia. As utilidades prática do 'estudo' da Astrologia, para mim, não passa muito de poucos conhecimentos astronômicos, diversão e entretenimento, e assunto pra conversar com mulheres.

Mas então porque ocupar meu tempo com esse post? Apesar de que, para mim, não servir para muita coisa, não posso negar a importância que ela tem para muitos. Historicamente a astrologia se confundia com uma das ciências exatas ramificadas da filosofia, além de estar relacionada com diversas religiões e culturas de povos que não tinham contato algum, como os maias e chineses.

Mas o que leva as pessoas a, no intervalo de aulas, correr para a biblioteca em busca do jornal do dia, para ler o Horóscopo? Por quê achamos que, ao nascer em junho, temos características latentes das pessoas que nasceram no mesmo dia? É claro que conhecemos pessoas que não só nasceram no mesmo dia que nós, mas também no mesmo ano, ou seja, em pelo menos duas 'vertentes' de horóscopos somos virtualmente iguais quanto a signos, e o que eles representariam na nossa vida. E nunca somos iguais em tudo.


"Você sente necessidade de que outras pessoas gostem de si e o admirem, e ainda assim tende a ser crítico em relação a si mesmo. Embora tenha algumas fraquezas de personalidade, geralmente é capaz de compensá-las. Você tem uma considerável capacidade não utilizada, que ainda não usou a seu favor. Disciplinado e com auto-controle por fora, tende a ser preocupado e inseguro no íntimo. Às vezes tem sérias dúvidas sobre se tomou a decisão correta ou fez a coisa certa. Prefere uma certa mudança e variedade, e fica insatisfeito quando é cercado por restrições e limitações. Também se orgulha de pensar de forma independente, e não aceita afirmações de outros sem provas satisfatórias. Mas descobriu que não é recomendável ser excessivamente sincero ao se revelar para outras pessoas. Às vezes é extrovertido, afável e sociável, embora às vezes seja introvertido, cauteloso e reservado. Algumas das suas aspirações tendem a ser irrealistas."

Leram essa descrição? É a sua descrição. É a minha descrição. Para quem não entendeu isso é apenas um exemplo de Efeito Forer.

"O psicólogo B. R. Forer descobriu que as pessoas tendem a aceitar descrições de personalidade vagas e generalizadas como se fossem aplicáveis unicamente a si próprias, sem perceber que a mesma descrição poderia se encaixar em praticamente qualquer pessoa. [...] As explicações mais comuns para o efeito Forer são relacionadas com esperança, influência dos desejos, vaidade e tendência em procurar sentido nas experiências, embora a explicação do próprio Forer tenha sido baseada na credulidade humana. As pessoas tendem a aceitar afirmações sobre elas proporcionalmente a seu desejo de que sejam verdadeiras, em vez de em proporção à exatidão empírica dessas afirmações em relação a um padrão não subjetivo. Tendemos a aceitar afirmações questionáveis, mesmo falsas, sobre nós mesmos se as considerarmos suficientemente positivas ou lisonjeiras."

(Podem reclamar que os posts são enormes mas quero ver você dissertar sobre algo em 5 linhas.) É "tosco" tentarmos afirmar quem somos, nossa personalidade apenas por uma casualidade que é o nascimento.
Então se eu nascer numa sexta feira 13, no ano da jaguatirica do calendário asteca, às 6:66 da tarde, estou fadado a me tornar um Hitler da vida? (Apenas um exemplo infundado) Não seria mais lógico afirmar que o meio em que a pessoa vive é o que realmente moda nosso caráter?

E ainda vemos pessoas que leem a sorte no orkut e ainda se sentem bem quando diz algo como 'As pessoas te amam porque você é sincera e colorida'.


Pirita ( Ouro dos Tolos)

Ps: recomendo MESMO a leitura dessas páginas:



Créditos do post completamente aos autores desses links, e aos meus amigos.

20 comentários:

  1. "As utilidades prática do 'estudo' da Astrologia, para mim, não passa muito de poucos conhecimentos astronômicos, diversão e entretenimento, e assunto pra conversar com mulheres."

    Concordo contigo dedé! Eu também não consigo entender o que os astros celestes tem a ver com a nossa personalidade ou comportamento, pra mim isso é mais assunto pra matéria de revista de fofoca...

    ResponderExcluir
  2. Á pedidos o meu comentário: te mata, e se não fizeres, eu o faço e com muito amor ;* do seu sagitário favorito.

    ResponderExcluir
  3. pela 4095049504ª vez to tentando comentar em seu blog... ja ate perdi o senso de brincadeira ...

    mas... FI COMO ASSIM VC FALA DA ASTROLOGIA!!!!??? ELA NAO EXISTE???!!! terei q cancelar minhas assinaturas de revistas e jornais entao :/

    enfim... algumas coisas na astrologia da pra acreditar em minha opiniao, claro q nao td... acho q algumas coisas batem sim. alguns tratam ela ate como religiao, outras é apenas uma profissao ou um meio de se divertir, mas tem os mais fanaticos q precisa ver todo o dia o horoscopo para poder viver!

    quanto aos chineses, realmente eles sao apegados ao hoscopo chines, chegando até mesmo a atrasar ou adiantar um nascimento de um filho para q ele possa nascer na data que eles tanto desejam... Um exemplo disso é mostrado no seriado Plantao medico, quando um casal chines chega no consultorio e pede pro doutor fazer o parto naquele mesmo dia, afinal, o outro dia seria de outro signo... resultando num signo mais fraco por sinal segundo a crença...

    vale lembrar q isso nao envolve apenas a astrologia... há religioes q seguem fielmente os calendarios...

    por fim... viva o mascara da morte!!!

    ResponderExcluir
  4. Lembra que uma vez eu enchi teu saco com esse papo de astrologia! XD Pois é...
    Bom, vc perdeu seu tempo postando sobre isso! XP Pronto, falei!
    Mas, sabe, acho que certas coisas são verdade mesmo... Sua personalidade, em muitos aspectos, me lembra a do Lucas... geminianos!!!

    Enfim!

    Gostei de saber sobre o tal "Efeito Forer"... não sabia que tinha nome pra essa sensação! HAuAHUAhUAhUAHAuHAuHauAHAuHAuHAuA

    Gêmeos:
    Aproveite essa semana pra postar muuuuito, pq na semana que vem já começa a labuta!

    ;D

    ResponderExcluir
  5. Claro que não perdi o tempo, eu só postei por causa do Efeito Forer :D

    é...apesar disso to querendo que a semana que vem chegue logo...

    e qualquer coisa podemos discutir né?

    tomo a palavra: "Na grécia antiga...a dialética!"

    ResponderExcluir
  6. Tem um modo de dizer no meu país cuja tradução seria "crer ou rebentar". Bem, se crer significa afastar tudo pensamento racional pra aceitar uma "verdade" imposta (um dogma) que não pode ser provado cientificamente entre crer ou rebentar pessoalmente escolho rebentar mesmo.
    E é que a astrologia, como muitos outros corpos teóricos pseudo-cientificos, é pensamento mágico.
    Então a gente deveria também crer no Harry Potter?

    A astrologia é: A) mais um intento de justificar a existência dum destino, pra livrar ao homem das responsabilidades das suas ações e voltá-lo passivo. B) um objeto de comsumo. A+B= péssima combinaçao!
    Aí, de novo, prefiro rebentar...

    Mais uma coisa: alguém pode me explicar como uma pessoa pode nascer às 6:66??? É como nascer num 30 de fevreiro! (ou são 7:15???)

    (PD: Peçoo desculpas pelos erros)

    ResponderExcluir
  7. ...Não tinha me tocado nos minutos...

    ignorem

    ResponderExcluir
  8. Barba de molho=

    Do we also have to ignore the fact you filled in the zodiac fields on your profile while you don't believe in astrology?
    Oh humans! Hypocritical beings...

    ResponderExcluir
  9. i didnt! When you put ur date of birth, it automatically fills the zodiac sign and stuff

    ResponderExcluir
  10. Rapá, teu questionamento eh aceitavel
    digo, crítica msmo
    e admita
    xD
    "virtualmente iguais" xD
    abre mais a tua mente
    esse negócio d horoscopo funciona sim,
    tem algumas pessoas q são mais sucetiveis a certos gostos e adquirir algumas características
    Tá no gene? não descobriram ainda
    Tá no fenótipo? talvez, mas este eh "inpredeterminável"
    tem q ter algo q determine isso, msmo a aleatoriedade poderia ser calculada se levasse em conta todos os fatores?
    então horoscopo eh um meio mt imprecisso de tentar dizer isso
    não sei qm viu, mas por algum momento viu, ou apenas inventou, mas acreditava fielment
    q a posição dos astros poderia influenciar a nossa personalidade
    e eh uma idéia intuitivament atrativa, não?
    e se não fizesse algum sentido, pq uma simples idéia perdurou por tanto tempo? até a arte faz sentido
    pra finalizar, eu vejo a astroLOGIA
    como uma sugestão simbólica e bem variável, não algo "CERTO"
    mas não qr dizer q não seja verdadeiro
    a maioria acredita, neh? então...
    nunk se vai saber de tud, então tem coisas q por mais q agent num acredite de tão incertas, agent tem q assumir q podem existir...
    boa sort amigo xD

    ResponderExcluir
  11. Ah, eu acho q acredito um pko em astrologia desde mto pequeno
    Qm nunk foi fã de cavaleiros do zodiaco?!
    CDZ, POHAAAAAAAAAAAAA!xD

    ResponderExcluir
  12. eu já fui qnd tinha uns 8 anos...

    mas isso não influenciou em muita coisa...

    de qualquer forma é dogmático, ou tu acredita ou não

    ResponderExcluir
  13. AHHHHHHHHHHHHH
    outra coisa(flo mto)
    mas tenho q flar
    a maioria dos sites e revistar nunk serviram tanto pra mim
    mas vejam o horoscopo do O liberal
    e, principalmente, da revista CARAS
    vei, parece coisa maligna
    cmg sempre acerta
    tipo, ela fla do q tu tah passando no momento
    e não de cmo tu eh
    e dá cnselhos
    mto bom! vejam se serve p vcs

    ResponderExcluir
  14. EIIIIIIIIII DENOVO
    posta mais sobre o efeito forever e derivados
    acho mto interessante e qro saber mais esmiaço sobre isso
    expande mais esse tema aew no prox post, tem mto oq flar disso

    ResponderExcluir
  15. queres tudo de mão beijada vai pesquisar rapá

    já deixei aqueles dois links muito bons pra quem realmente quer saber mais sobre o assunto...não vou postar 5 vezes só pra discutir mais sobre isso

    ResponderExcluir
  16. HUASHUAASASHUAHS hilário...voltando eu concordo hj a astrologia ñ passa de passatempo xD(piadinha escrota) ¬¬ e isso ñ foi perda de tempo...foi apenas um aviso para q ñ apareça mais seres inimagináveis q levem o horoscopo do jornal a sério demais.

    Mamute-chan xDhusahsau

    ResponderExcluir
  17. Nada a ver, astrologia é coisa de quem pensa, foi mal...

    ResponderExcluir
  18. Thales, para cm isso xD Eh coisa d qm pensa? xD
    Concordo, mas eh mais d qm sente, vive, tem várias experiencias, não tem medo, procura sensações...E reflete sobre o q aprende, claro

    ResponderExcluir
  19. cara sinceramente
    " Disciplinado e com auto-controle por fora, tende a ser preocupado e inseguro no íntimo."

    isso é a tua cara e não minha

    gostei de saber sobre o efeito forer, mas cá pra nós, eu acho mais humano acreditar nessas coisas mágicas e ilimitadas, do que sofrer acreditando que eu sou comum, limitado e outras coisas....

    (sim isso é uma característica de piscianos)

    falei besteira ?????

    idaí... problema é de quem leu hiaHIAHIHA

    ResponderExcluir