sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Questionamentos Avulsos

Após ser acordado e não conseguir dormir, resolvir ler alguns blogs...e por minha surpresa tinha um post novo no castanhaznaparede, da minha amiga lagarta.listrada, que me chamou a atenção.Não só chamou a atenção mas também desencadeou diversos pensamentos, e questionamentos acerca de nós, brasileiros.

Primeiramente não entendo como as pessoas podem botar os estudos em segundo plano. Claro que tem casos óbvios no qual a pessoa precisa trabalhar...fica sem tempo de estudar...mas estou falando pros que tem a oportunidade. Se uma das coisas que meu pai me ensinou e serviu de exemplo para mim foi de que o conhecimento é o que temos de mais importante. Para cortar clichês como 'o conhecimento é a única coisa que não podem te roubar' e coisas assim, basta dizer que ele é nossa ferramenta mais importante e útil.

Mas, apesar de muitas famílias enfocarem a vida dos seus filhos nisso, parece que muitos não absorvem. Nosso país é tão engraçado que no ensino médio ser estudiodo muitas vezes pode significar ser idiota. Apesar de notar que isso está mudando, ainda é assim em muitos lugares.Mas logo isso é invertido quando entramos na faculdade. Muitas vezes é só lá que percebemos o quão importante são os estudos, e a bagagem intelectual que trazemos do ensino médio.

Outra coisa é o sistema de controle de massas que a população sofre. Como um governo que 'enfoca' a educação deixa a população a mercê das grandes empresas? Não vou criticar as pessoas alienadas, porque é realmente difícil para nós quebrarmos as correntes dessa prisão. Me lembro de um professor da faculdade falando sobre como o socialismo desenvolveu a URSS rapidamente, e uma colega de turma perguntando 'De que adianta desenvolver as pesquisas se a população vive sem comida e sem roupa?' E ele 'Onde você viu isso? Na mídia capitalista.'A globo atacando direto Hugo Chávez, fazendo as pessoas temerem ele como um socialista, quando na verdade ele tá sendo democrático.

O único jeito de mudar isso é fazermos por nós mesmo, e lutar pelos nossos ideais mesmo. Como os chicanos fizeram nos EUA por uma educação igualitária.

Como sempre, tudo é política...

13 comentários:

  1. Sistema de co-autoria ruleZ! ><
    Adorei el post!!!
    Ainda temos muito o que fazer... e VAMOS fazer!!! XD
    Como disse A Colorida: "Não podemos esquecer que quem sustenta a gente aqui dentro é o pessoal lá fora. Temos que dar o retorno com nosso conhecimento."
    E viva Hugo Chávez! \o/

    ResponderExcluir
  2. Viva la revolución!

    Tens razão, sistema de co-autoria comanda isso aqui

    ResponderExcluir
  3. verdade fi... nao entendo tb como podem deixar estudos em segundo plano... ainda mais nós que gostamos de estudar...

    nao existe vida sem estudos!

    ResponderExcluir
  4. odeio hugo chavez odeio socialismo prático

    se ditadura for democracia então pode me chamar de ignorante

    só tenho uma coisa pra dizer, eu prefiro estar em um pais capitalista e poder falar mal do capitalismo do que estar em um pais socialista e correr risco de morte por falar mal do socialismo

    te recomendo um livro "10 anos no tibet" (sim tem a ver com hugo chavez)

    outra coisa... politica de controle de massa???
    eu só vejo discurso esquerdista tanto na tv, quanto no youtube, quanto dentro das salas de aula, desde quando eu estava na quinta série... não acredito que querem que a massa tenha uma opinião de direita assim... é só perguntar na rua quantas pessoas votariam no bush...

    "Daqui a pouco vão dizer que os pais estão errados em deixar herança para os filhos"

    ResponderExcluir
  5. democracia? o STF libera presos que anda nao forem condenados em ultima instancia sem perguntar pra populaçao, voce concorda com isso? alguem concorda? pediram opniao de alguem? é nesse pais democratico que vivemos, onde apenas elegemos os governantes e, no mandado, eles fazem o que bem entenderem, é essa a democracia com a qual sonhamos?

    a ditadura nao se da apenas pelo controle militar, mas se democracia é a vontade da maioria que prevalece, num pais que a maioria sao pessoas de baixa renda com pouca escolaridade, suscetiveis a qualquer coisa que lhes é imposta pela midia, onde revistas como a veja sao as mais vendidas, e a populaçao ignora qualquer outra maneira de pensar...quem ta realmente no poder? o povo ou os governantes que os controlam?

    ResponderExcluir
  6. claro que é apenas minha opniao, gosto de que meu blog gere comntarios desse jeito, vlw

    ResponderExcluir
  7. kra, mto bom o post, gostei d ver
    tu tah se mostrando mto safo, kra
    tu chega a president
    d uma ONG ao menos xD
    mas realment tu tem q admitir
    mta coisa no E.Médio é inútil e a educação tem q ser replanejada em todo o país, tá qse falida...
    a escola não eh capaz d garantir o aprendizando dos alunos
    e no ensino superior agent tá lutando p ganhar nosso pão e por uma coisa q agent relativament gosta, neh? eh outra mentalidade, p qm adquiriu uma certa consciencia
    qm aprendeu como cidação, d maneira crítica, e nao soh como aluno
    Eu num sou intelectual, mas eh fácil d perceber isso
    E num eh soh o governo q aliena, a própria cultura capitalista...
    tá todo mundo fudido isso sim
    mas sempre tenh esperança e vou ajudar a mudar essa joça!!!!!!!!!!! Dedé futuro profê

    ResponderExcluir
  8. ...professor não...cientista...pesquisador...

    presidente muito menos, se uma coisa que eu reconheço é que nao tenho qualidades para liderança, felizardos os que tem que isso é muito bom

    ResponderExcluir
  9. André sempre com a sua visão critica do mundo né? ta mais é q certo, afinal nesse país de merda, onde os políticos tem como prioridade os seus bolsos ao invés de se preocupar com a educação e a saúde do país.
    Um país com tanto potencial, bastava apenas um governante com o mínimo de senso da realidade, quando nós so temos imbecis gananciosos.

    Dedé 4 President!

    ResponderExcluir
  10. Vás ser prof sim, e você não sab, mas já lidera os próprios pensamentos,aliás, vc sab xD

    ResponderExcluir
  11. An old man is sitting in a chair in the middle of a huge victorian library. There are books everywhere. Old books, new books, dictionaries, scrolls, magazines, notes; piled up onto the shelves, spread on the floor, hidden into the drawers.
    He's reading. He's tired.
    Suddenly, he closes the book he's into, puts it gently on a small table, shuts his eyes and thinks:
    "Now that know so much... WHAT!?"

    ResponderExcluir
  12. Typing error:
    "... I know so much... "

    ResponderExcluir
  13. Haha I'm not assuming someday I'll know everything, but it's really important for me to learn about things I do care about.

    Aliás, quem sabe muito já pode produzir conhecimento...não acredito que estamos nem ao menos próximos da crise de conhecimento que seria descobrir tudo

    ResponderExcluir