quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

200 Anos de Charles Darwin

Pois é, depois de tanto tempo volto a postar. Faculdade tá ocupando grande parte do meu tempo útil, e como ainda tento conciliar leitura, conversar pela internet e visitar alguns sites, fica difícil bolar um post novo. Mas, é claro, não podia deixar passar esse dia em branco.

Eu, como amante da biologia, tenho um contato muito grande e, em grande parte das vezes, comungo de muitas idéias de Charles Darwin. Muitas pessoas acham que a contribuição dele em nossas vidas acabou com a tão dita "ciência moderna". Porém, apesar de não ser falado tão abertamente nas escolas da vida, todo nosso entendimento por evolução e perpetuação das espécies tem uma contribuição fantástica desse naturalista britânico.

E, 200 anos depois, podemos dizer que os ramos que estudam a vida diretamente, como biologia, antropologia, genética, me arrisco até em dizer história (é biologia é tudo mesmo...), entre outros, só chegaram até onde estão com idéias vindas de grandes pesquisadores como Alfred Russel Wallace, Gregor Mendel e, nosso aniversariante, Charles Darwin!

É impossível negar que todos esses cientistas foram brilhantes não só em sua época, mas em toda caminhada que o homem vem fazendo. É tão fácil glorificar descobertas na matemática, física e astronomia, feita por diversos filósofos da era clássica e outros estudiosos mais recentes, enquanto deixamos de lado o vasto ramo de estudo da biologia. A população ainda tem muito preconceito quanto esse ramo, pensando que estuda-se apenas o comportamento animal, 'plantinhas e bichinhos', pensamentos limitados em geral. Esquecem principalmente da grande aplicabilidade do estudo da genética, que há dois anos atrás explodiu na mídia, ou do estudo de microorganismos patogênicos ou não (ressalte a descoberta da penicilina).

Os estudos de Charles Darwin, que originou sua obra prima "Origem das Espécies", tem extrema importância para todos nós, e por isso devemos celebrar essa data. Apesar de muitas pessoas acharem que seu principal foco de estudo foi a idéia da "sobrevivência do mais adaptado", ao invés da evolução a partir de um ancestral comum, é inegável que todos temos uma idéia geral do que esse homem escreveu, sabendo ou não de onde veio o conhecimento. Para nós parece tão banal, mas na época de sua publicação não era bem assim. São mentes brilhantes que não aparecem em todas as décadas, assim como Albert Einstein e Sigmund Freud, resultando em trabalhos que, às vezes, não tem tanta área de atuação na época mas gera uma ramificação fantástica no futuro (o que seria a genética sem Mendel e Darwin, ou a físicoquímica de partículas sem Einstein?).

Nessa data tão especial indico à todos a leitura do trabalho de Darwin (quem sou eu para explicá-lo melhor aqui?), já que existem tantos sites dedicados a ele. Informações sobre sua vida e a sua viagem muito conhecida ajudam a entender o que levou a obra de sua vida. Acho que o pensamento principal da história, entender de onde vimos a fim de saber para onde vamos, se aplica ao estudo de todos os darwinistas. Que tal postar algo sobre Darwin também? (é claro que cada um tem suas convicções e têm sua própria visão de mundo, e seria interessante saber o que vocês acham sobre esse tema)

Ps: Ia postar uma imagem dele mas o blogger não tá deixando.

6 comentários:

  1. 1- Eu não vou postar sobre Darwin XD
    2- Todo mundo cita Penicilina (HAuhaUahUahUAhA)
    3- Quem é você pra defender TANTO a biologia??? Seu traidor!!! Engenheiro Ambiental de uma figa... ò_ó (eu sei que engenharia ambiental tem biologia *dizoóbvio*)

    Ótimo Post XP

    ResponderExcluir
  2. 1- fala de fsm mas nao fala de darwin!
    2- penicilina é o mais logico e todo mundo sabe de q adianta falar do estudo a magnificaçao trofica se ngm entende XD
    3- eu nem sou ambiental ainda...e quem sabe eu passo em biolgia sauhshu

    quem sabe vou ser os dois? E tu também!

    ResponderExcluir
  3. Veja, que mau caráter... olho junto!!! Deixando comentários no prórprio blog só pra fazer número!!! XDDD

    Brincadeiraaaaaa!
    Não apaga que tá MaRAAA! XP

    ResponderExcluir
  4. só pra fazer volume então...



    mas eu nao sei deletar comentários

    ResponderExcluir
  5. Legal sua "materia" fi... mas fale mais sobre Einstein!

    ResponderExcluir
  6. doiiiiiiido tive muitas palestras já sobre esse querido rapazinho chamado dar-win... estou muito cansado já desse querido rapazinho

    ResponderExcluir